Em destaque:

No portão:

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Debate entre mim e a barata:


Eu entrei e logo a peguei me encarando: Ela estava de frente para mim, como se me esperasse.
Sua atitude parecia meio prepotente, meio intimidante. Ela estava ali para me confrontar, percebi.
Era uma grande barata. Uma senhora barata. Estava no meu caminho como que para me provar.
Eu percebi que podíamos talvez parlamentar um pouco, então, baixei meu chinelo.
A barata não se moveu com este movimento meu, mas pude perceber que ela também baixava a guarda (suas asas, antes meio abertas, agora se encolhiam lentamente).
Eu dei a palavra, ela começou:
- O senhor, pelo visto pretendia me matar. - falou ela pausadamente.
Corei com o comentário. Pretendia.
- Perdão, é a força do hábito... - Me desculpava então.
- Mas fazia alguma diferença a minha morte para você? Que diferença faria minha carapaça ser esmagada, entre tantos bilhões de outras de minhas irmãs, que a despeito disto permaneceriam vivas? - Boa a reflexão da barata.
- Provavelmente nenhuma... - Eu refletia. - Certamente nenhuma, mas...
- Custa a você alguma coisa minha vida, pequena, miserável, ser poupada? - Aquela barata agora apelava para sentimentos que eu achava não possuir por ela.
- Sim, quer dizer, não...Ah, não sei! - Ela estava me vencendo num embate verbal acalorado entre especies.
Eu então passei a temer que outros animais, vertebrados e invertebrados, pudessem estar ali observando e ouvindo aquela conversa. Estaria eu pondo em risco toda a cadeia alimentar?
Ela aproveitou enquanto podia:
- Sendo assim, por que não me poupa dessa vez então? Poderia seguir meu caminho e esquecer que nos encontramos. - Ela estava conseguindo escapar.
- Sim, quer dizer... Vá! Vá logo! - Estava já emburrado, incomodado com aquela situação extremamente constrangedora, então resolvi logo me livrar da barata do modo mais facil.
Ela fez um jesto cordial de despedida e partiu por uma fresta no ralo.
Não sei que fim ela levou, não a encontrei novamente.
Mas senti que estas conversações entre especie superior e inferior tinham retorno mais garantido que entre nossa propria especie, não me lembro de baratas entrando em guerra entre si no mundo dos esgotos por um punhado a mais de merda.
Enquanto que nós, espécie superior, fazemos o favor de garantir que este mundo não fique nem mesmo para as baratas.

Nino Srat
Não tenho medo de baratas, tá?!

Um comentário: